De maus exemplos o mundo está cheio, mas o Universo Jatobá gosta de mostrar que existem muitos bons exemplos por aí, falta mudar o seu jeito de olhar. Um casal fez do seu sítio, na cidade de Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira, em São Paulo, uma referência no tratamento de bichos silvestres e educação ambiental.
Fábio e Luciana são os donos do Sítio Dona Gertrudes, hoje um abrigo para animais Silvestres. Lá funciona o Instituto Rio Itariri, referência no tratamento de bichos exóticos e silvestres vítimas de maus tratos e sem condições de voltar para a natureza. O viveiro, reconhecido pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente, tem mamíferos, aves e repteis… São mais de 200 animais, de 100 espécies diferentes e todo o cuidado de especialistas como biólogos, veterinários e nutricionistas.
Hoje, além de receber grupos para visitas monitoradas, o local oferece cursos e workshops, com temas que envolvem a área de atuação do Instituto, como Fotografia da Natureza, Manejo de repteis, Manejo e manutenção de animais silvestres, entre outros.
Neste mês, entre os dias 12 a 14, por exemplo, ocorre o curso de manejo e manutenção de mamíferos.